Pos Graduação Evolução

Pensamentos e Resumos de Livros



       Com o crescimento intelectual somado com os pensamentos inovadores, os gestores e líderes de TI estão cada vez buscando novos métodos e soluções que impulsionem seus negócios objetivando maior celeridade e firmezas nas tomadas de decisões. Atualmente tecnologias nascem e morrem cada vez mais rápido, onde empresas investem pesado em ciência inovadora criando novos produtos e serviços para atender as demandas do mercado, tudo isso ajuda a gerir as informações alinhada ao negocio core da empresa.
A informação aplicada ao negócio não é novidade, desde as grandes revoluções, passando por toda a historia do crescimento da globalização, a informação tem mostrado um grande efeito quando aplicada ao negócio, foi e é fundamental para as tomadas de decisões, tornando o mercado mais competitivo e organizado, considerando os aspectos culturais, mercadológicas e macroeconômicas das épocas, podemos afirmar que independente do tamanho da empresa, a informação gerada é utilizada para o seu crescimento em todas as áreas.
Com certeza não imaginávamos o tamanho da dependência tecnologia mundial, foi inevitável o crescimento da informação no decorrer dos anos, pois as empresas utilizavam muita informação para gerir seus negócios, porém com poucos recursos e muito centralizada e de difícil organização pois utilizavam os velhos armários de ferro.
O processo organizacional deve está alinhado com a informação, onde a geração de um produto envolve uma serie de passos para está disponível para o usuário de forma eficaz depende de todo um cenário unindo uma Estrutura Física de qualidade, Tecnologia adequada e colaboradores capacitados, seguindo de aplicações onde devem receber e tratar a informação para auxiliar no Apoio a Gestão, Gestão do Conhecimento, Execução de Serviços, desenvolvimento de Solução e Visão Empresarial e por fim o Negócio.
Independente do seguimento ou serviço, todos tomam suas ações e seus planos com base em informações geradas, sistemas estão sendo desenvolvidos a todo momento para gerir as ações das empresas e tornando-as competitivas.
Surgiu também a necessidade de compartilhar a informação, com isso as empresas adquiriram computados, inicialmente um por departamento, com o crescimento da tecnologia foi observado que era uma boa pratica de gestão e que era preciso uma maior velocidade nas transações surgindo assim as primeiras redes de computadores e a rede mundial : a Internet.
A informação se tornou tão crucial para o negócio das empresas que não tiveram como voltar atrás, os documentos escritos já não estavam atendendo a grande quantidade de informação gerada a ponto de existir setores/salas até mesmo andares de prédios dedicados somete para armazenamento desses documentos. O governo do estado do ceará ainda utilizava mainframes em produção, mas devido ao grande crescimento tecnológico tiveram que ser migrados para servidores modernos e disponibilizados via web, atendendo um maior nível de acesso. A forma cultural de como as empresas analisam a tecnologia cloud mudou bastante nos últimos anos, onde associamos o baixo custo e segurança. Se uma empresas quiser ser competitiva tem que inovar, criando aplicações que estejam na mão dos seus clientes através de APPS. Então é de extrema importância a segurança desses dados, pois existe um valor agregado a essas informações. é fundamental reduzir ao máximo os riscos de vazamentos ou perda de dados.
Outro ponto que nos chama a atenção a cerca da informação, foi a comparação com o sangue onde todos os órgãos do corpo humano dependem do sangue para funcionar, assim as áreas das empresas necessitam de informação para funcionar, para manter uma empresa viva é preciso sangue é preciso informação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário